segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ideologia na concepção de Comte, Destut de Iracy e Marx.

O francês Auguste Comte, criador da doutrina positivista, compartilha da definição de Destutt de Tracy: a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das idéias a partir da observação do homem no seu meio ambiente.



Marx: A referência ao pensador e filósofo alemão Karl Marx, é muito importante para qualquer estudo sobre os significados do termo ideologia. O estudo mais relevante de Marx sobre o tema é o texto chamado de "A Ideologia Alemã". Para Marx, a produção das idéias não pode ser analisada separadamente das condições sociais e históricas nas quais elas surgem.


Marx também distingue tipos de ideologias que são produzidas: política, jurídica, econômica e filosófica. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico, o pensador alemão demonstra que a ideologia é determinada pelas relações de dominação entre as classes sociais.



Um comentário:

  1. Tarefa 30/08/2010

    Elaborar um artigo sobre:
    1º Ideologia de forma geral;
    2º Ideologia nas concepções de Destut de Tracy, Comte e Marx;
    3º Fazer a relação entre ideologia e classe dominante nas concepções de Marx;
    4º Publicar um artigo com a música ideologia de Cazuza....

    => fiquem livres.... se tiverem uma banda ou um cantor de sua preferência que já fez alguma crítica a ideologia, podem publicar....
    => atualizem a enquete sobre os presidenciáveis.... faça um artigo apresentando um candidato á presidência e fundamentem sua escolha....

    => corrigir o nome do pensador (Iracy)=/= Tracy

    ResponderExcluir